Observação de aves cresce no Brasil
Dados do WikiAves apontam que interesse pela atividade de registrar espécies aumentou durante a pandemia; levantamento revela ainda que mais mulheres estão aderindo ao birdwatching.
O ano de 2021 chegou ao fim e, depois de meses tão desafiadores em um cenário de pandemia, fica a reflexão: o que aprendemos com tudo isso? Para muitas pessoas a maior lição foi valorizar a natureza, que sempre está por perto, mas passa despercebida por bastante gente.
Com a necessidade do isolamento social o jeito foi se adaptar em todos os sentidos, inclusive na observação de aves: aprendemos que não precisamos organizar trilhas, expedições e longas viagens, nem mesmo adquirir equipamentos de ponta para apreciar e registrar a natureza. Basta um olhar atento e curioso que o mundo ‘se revela’.
Foi o que aconteceu com gerente de comunicação Fábio Monfrin que, durante as caminhadas matinais pelo condomínio – frequentes durante o isolamento; passou a observar e fotografar as aves que ocorrem em Indaiatuba (SP).
“Fazer as fotos durante os passeios tem servido de inspiração param eu filho mais velho Miguel, de nove anos, e para a minha espoa Kellen. Miguel vai com uma câmera e já fez belos cliques, compartilhados na rede social. Até o menor, Raul, de cinco anos, reconhece algumas das espécies quando vê ou escuta”, conta o pai, orgulhoso.
A experiência de Fábio ilustra a de muitos brasileiros que passaram a se interessar pela observação de aves nesses dois últimos anos pandêmicos: só em 2020, 3.560 pessoas se cadastraram no WikiAves (um site de conteúdo interativo, direcionado aos observadores de aves, que reúne imagens, sons, informações em texto e mapas de ocorrência das espécies brasileiras).
“Até agora as estatísticas de 2021 consideram 3.708 novos cadastrados, somando 40.333 observadores. Comparando esses dois anos de pandemia com 2018 e 2019 o aumento de usuários registrados é de 49%”, destaca Reinaldo César Guedes, analista de sistemas e criador da plataforma.
“Em anos anteriores o número de novos usuários crescia na casa dos 10%. Em 2020 a gente já tinha percebido uma mudança de comportamento: pessoas que há mto tempo não postavam fotos voltaram a participar da plataforma. Logo nos primeiros meses percebemos um crescimento abrupto, que continuou em 2021, muito em função da pandemia”, diz.ESTATÍSTICA WIKIAVES
- Fotos publicadas por dia
2018 e 2019 – 886 fotos
2020 e 2021 – 1187 fotos
Aumento de 40% - Novos observadores cadastrados
2018 – 2.178 cadastros
2019 – 2.685 cadastros
2020 – 3.560 cadastros
2021 – 3.708 cadastros
Aumento de 49% (comparando 2018/2019 x 2020/2021) - Acessos (número de usuários que acessaram a plataforma)
2018 – 1.85 milhões
2019 – 2.09 milhões
2020 – 2.28 milhões
2021 – 2.37 milhões - Total de observadores cadastrados
40.333 - Total de registros
3.889.713
No número de novos cadastros tem um dado que chama atenção: depois de 13 anos no ar, a plataforma teve recorde no registros de mulheres observadoras.
“No início do site 19% dos usuários cadastrados eram mulheres. Em 2010 foi para 22% e 2015 fechou com 26%, ou seja, era um aumento bem tímido.
Já em 2020 tivemos o ano com a maior pontuação: 33% de aumento. Este ano a média ficou na casa dos 31%. É muito legal ver esse envolvimento cada vez maior das mulheres na observação de natureza”, reforça Reinaldo.
O mais interessante é que o crescimento do número de pessoas interessadas é orgânico: aumenta junto com a prática observação de aves no Brasil. Então esses números todos refletem um cenário com cada vez mais pessoas dedicadas a apreciar a natureza
Diante do aumento de acessos e cadastros, Reinaldo e a equipe do Wikiaves investiram em tecnologia para aperfeiçoar o serviço. “Todo registro que chega na plataforma é identificado e validado por moderadores.
Com os novos usuários nós temos o cuidado de auxiliar na identificação e levantamento de dados, até como uma forma de incentivar a pessoa a colaborar também com informações além das fotos.
No entanto, como aumentou muito a quantidade de material enviado diariamente, passamos a usar um programa de inteligência artificial que agiliza esse processo.
Também estamos em fase de teste de uma ferramenta que nós mesmos desenvolvemos para identificar as aves fotografadas de forma ágil”, completa.
2 Replies to “Observação de aves cresce no Brasil”
Thais Fini
Tive o privilégio de conhecer este paraíso. Lugar incrível dentro do estado de SP, bem localizado e de fácil acesso. Mata Atlântica e fauna preservadas, atendimento excelente e equipe super atenciosa. Refeição caseira de qualidade e atividades de tirar o fôlego como o acesso ao comedouro onde as aves se alimentam em nossas mãos. Simplesmente maravilhoso, não vejo a hora de voltar. Gratidão.
Hold Porn
Be beautiful enough to feast the eyes